terça-feira, 26 de maio de 2009

Para que serve um blog?



Esta foi a pergunta que eu ouvi uns dias atrás quando uma amiga perguntou o nome do livro que estava em minhas mãos.

Ao responder Blogging Heroes, ela fez uma carinha de assustada como se não soubesse nem o que era um blog ou ainda pior, já que o ato de blogar lembra atitudes e brincadeirinhas de adolescentes. Lembram o início desta década?

Quis saber o real motivo do "susto" e ela ligeiramente envergonhada perguntou: Para que serve um blog? Qual a diferença entre um blog e um fotolog? Qualquer um pode ter um blog?

Não seria uma questão de foco? Se você quiser pode usar um blog apenas para postar fotos e redigir alguns comentários sobre elas, como "eu e meus amigos na praia". Sim, é uma questão de foco, de funcionalidades. Os atos em si tem muito em comum, ou seja, publicação de conteúdo (interessante ou não) a fim de promover uma discussão e troca de idéias. Apesar de o fotolog estar repleto de "miguxos" a idéia sempre foi interessante, tão interessante que o Flickr aprimorou.

Mas o que se escreve em um blog?


Como diria Dave Taylor, só aprendemos a escrever, escrevendo. Ou seja, você pode publicar o que quiser, pois o aprimoramento é natural. O blogueiro passa a ser mais seletivo e rigoroso com o que ele mesmo publica. Mais uma vez, prometo que é a terceira e última, tudo é uma questão de foco. Qual a sua pretensão? Qual o conteúdo te atrai? Comece lendo blogs que te interessam com textos e imagens que chamam a sua atenção.

O mais engraçado disso tudo foi o motivo da conversa. Essa minha amiga queria travar as fotos do orkut e não sabia como fazer. Quem sabe a partir dai não tenhamos mais uma blogueira interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário