quinta-feira, 14 de maio de 2009

HTML para quem sabe HTML


Como já comentei diversas vezes, pretendo manter distância do mundo das agências de internet por um bom tempo, os motivos são diversos, como o estresse da rotina de trabalho, os tipos que comandam estes ambientes e o principal: a valorização dada aos codificadores, em especial aos que escrevem HTML da forma correta.





Estive conversando com o Alex Koti, guru em padrões web na minha opinião, e com certeza, as valores andam muito invertidos. Agências falam em mecanismos de busca, falam em otimização de sites mas o valorizado é o designer que em muitos casos não tem a mínima noção do que são padrões web. Layout cheio de firula não da relevância ao conteúdo, pois como todos ligados ao assunto SEO sabem, o Google e os demais buscadores, só entendem texto, ou seja, HTML. A máxima "quanto mais texto, mais relevante" é verdadeira.



Ainda é grande o número de pessoas que dizem saber HTML, em alguns lugares, esse fato é tratado como saber excel em áreas não relacionadas à web. Muitos desses "pseudo-htmlers" sabem a maneira batida e extinta de fazer código. Usando tabelas, muitos ainda conseguem atuar na área, sem ter a mínima preocupação com conceitos modernos e utilizados atualmente, certas vezes até por não conhecerem mesmo. Eu costumo chamar esse pessoal de "sobrinho". Aquela velha frase: Ah, você precisa de um site? Conheço quem faça, o sobrinho do vizinho de uma amiga...

Outra parcela dos "envolvidos" com web, diz saber o conceito tableless, a maravilha sem tabela. Essa parcela diz estar totalmente adaptada à nova web, mas pense comigo: a única coisa que eles fizeram foi trocar a tag table pela tag div, a maneira de pensar e atuar continua a mesma. O pessoal que estuda e que procura agir corretamente, sabe, que apenas lotar as meta tags com palavras-chave e colocar uma description bonitinha não são mais suficientes para um bom trabalho há tempos.





Nesta mesma conversa com o Alex, ainda citamos algumas posições nossas sobre HTML 5 e chegamos a mesma conclusão: quando a nova versão do HTML entrar de fato no mercado, acho que conseguiremos trabalhar como merecemos, seremos de fato valorizados, até por que os modelos de "profissionais" citados acima, ou terão que aprender HTML de novo e do zero ou desistirão de atuar.



Sinceramente, estou aguardando como nunca esse momento.


O conteúdo deste post foi importado para meu antigo blog, ranieri.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário