terça-feira, 5 de maio de 2009

Caos...


Em diversas cidades do estado de São Paulo, a tarde de ontem virou noite por cerca de meia hora. Logo após a escuridão fora de hora, abismadas, pessoas viram uma das chuvas mais assustadoras já registradas por aqui. Ao mesmo tempo, o sertão nordestino virou mar e o sul do país passa por um problema, o qual desde que nos conhecemos por gente, era exclusivo do sertão nordestino, a seca!

É incrível como os jornais, na tentativa de da explicações, se resumem às frases prontas como "fenônemo X", "fenômeno Y", "massas de ar com comportamento Z"...
Primeiro, seria interessante que os jornais explicassem com uma linguagem de fácil entendimendo, segundo e talvez o mais importante: qual é o real motivo desses fenômenos tão complicados de entender?

Poluição meu amigo? Destruiçao de reservas naturais? Falta de educação e despreparo de pessoas? Eu arriscaria dizer que é um pouco disso tudo citado acima, porém muitos acham que o problema é exclusivo dos americanos, que tempestade devido ao tal do aquecimento global, só acontece por lá. Muitos ainda dizem que o fenômeno é natural, que aconteceria de qualquer jeito, com ou sem a nossa interferência, como foi a era glacial há milhares de anos atrás. Ai eu pergunto: se é um fenômeno natural, por que não fazer o possível para que a nossa interferência seja a menor possível?

Alguns acham balela, mas eu acredito sim que se os veículos de comunicação em massa divulgassem com mais ênfase campanhas simples como a de não jogar lixo em lugar errado, como a de separar lixo que pode ser reciclado, entre outras atitudes que ao meu ver são básicas para quem se preocupa com a atual situação, teríamos uma preservação muito mais eficaz. Aqui na minha cidade 99% da população tem TV a cabo, muitas pessoas buscam informação de forma inteligente e coerente, mas nas minhas viagens por ai a fora, principalmente em outros estados, a quantidade de pessoas influenciadas por Globo chega a assustar, dai a minha opinião sobre esse tipo de veículo promovendo preservação, não as 06h da manhã mas em horário nobre.


O conteúdo deste post foi importado para meu antigo blog, ranieri.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário